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Importância do senso de pertencimento nas empresas e como promovê-lo

Artigo

12 Agosto, 2024

Quando nos sentimos parte de um todo, esse sentimento nos preenche e nos impulsiona a nos entregar ainda mais a uma causa. Esse fenômeno também se aplica ao ambiente corporativo e ao trabalho em equipe, criando um vínculo que vai além do profissional. Faz com que nos sintamos valorizados e acolhidos, semelhante ao que experimentamos com nossas famílias e entes queridos.

O senso de pertencimento transcende a mera importância: é uma necessidade primitiva dos seres humanos. "Pela ótica da biologia, somos mamíferos e precisamos nos relacionar com outros seres para a preservação da espécie. Essa constatação, por si só, justifica a necessidade de as organizações incentivarem os colaboradores a se integrarem com o negócio e se identificarem com as pessoas da própria organização," explica Alexandra Martins, Head of People da AMCHAM-Brasil e ex-aluna do programa Pós-MBA TrendsInnovation da Inova. Alexandra ainda destaca a teoria da hierarquia das necessidades de Abraham Maslow, que afirma que o senso de pertencimento é uma das necessidades psicológicas fundamentais. "As teorias de grupos descrevem experimentos onde a falta de senso de pertencimento leva os membros do grupo a sentimentos de solidão, isolamento e baixa autoestima. Por outro lado, quando um membro do grupo é incluído e incentivado a participar, ele pode sentir conexão, apoio e significado na vida," menciona Martins.

 

COMO UM LÍDER PODE PROMOVER O SENSO DE PERTENCIMENTO

O senso de pertencimento é essencial para o sucesso de qualquer equipe ou organização. Para promovê-lo, a liderança deve adotar práticas inclusivas e valorizar a diversidade. Na Amcham, a maior entidade multissetorial do Brasil, o senso de pertencimento começou com reuniões regulares, inicialmente semanais e depois quinzenais, onde todos os membros têm voz ativa, compartilhando realizações, planejamentos futuros e pedidos de apoio. "Essas reuniões começam com um check-in para discutir o bem-estar pessoal e preocupações além do trabalho. Mensalmente, todos celebram conquistas individuais e coletivas, criando uma lista anual de motivos para se orgulharem, fortalecendo o senso de orgulho e pertencimento," explica Martins.

Além das reuniões em grupo, Martins sugere a realização de reuniões one-on-one semanais com a liderança imediata, sempre começando com a pergunta: "Como você está se sentindo?" Essas conversas garantem que cada membro se sinta valorizado e ouvido. "Essas práticas de comunicação aberta e reconhecimento constante criam um ambiente de apoio, inclusão e colaboração, essencial para o desenvolvimento de um forte senso de pertencimento dentro da organização," destaca Martins.

 

DICAS PARA IMPLEMENTAR O SENSO DE PERTENCIMENTO NA SUA EMPRESA

Alexandra separou 3 dicas para construir o senso de pertencimento na sua equipe:

1.    Defina os rituais de gestão que você pode realizar e que fazem sentido para você e para a cultura da organização. E tenha disciplina com os rituais de gestão aos quais você se comprometeu.

2.    Invista tempo ouvindo as pessoas, seja no individual ou em grupo. A escuta é uma ferramenta poderosa que vincula.

3.    Compartilhe com o time os contextos dos temas importantes da organização ou da área. Dar a sensação de que as coisas estão sob controle e que todos têm conhecimento geral é relevante para que percebam e entendam seus papéis em cada contexto. Todos na equipe são importantes. Informação é poder. Não é necessário abrir temas sensíveis ou sigilosos.

 

Está pronto para fortalecer o senso de pertencimento na sua empresa e colher os benefícios de uma equipe mais unida e motivada? Comece agora a implementar essas práticas e observe a transformação no ambiente de trabalho e nos resultados da sua organização.


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Alexandra Velho Martins

Head of People at AMCHAM-Brasil | People & Culture | Mentora de Carreira | Agente de transformação.