É sempre bom que um Conselheiro TrendsInnovation tenha um histórico de pensamento inovador, concorda? Isso o publicitário Ricardo Lordes vem demonstrando já há três décadas, com ideias que ajudaram empresas de todos os portes e setores a de destacarem em seus mercados.
Em 1993, aos 27 anos, ele se tornou o diretor de Criação de uma marca de cosméticos até então pouco conhecida: a Natura. Dois anos depois, criou a campanha com "mulheres de verdade" em lugar das tradicionais de modelos perfeitas, revolucionando a comunicação do setor de cosméticos aqui e no Exterior. Em 1997, criou o Espaço Natura na revista Veja, que foi decisivo para a marca ser eleita A Empresa do Ano de Exame em 98. Em 2000, Ricardo assinou a campanha de lançamento da linha Natura Ekos, em que uma marca falava pela primeira vez sobre a palavra sustentabilidade na TV brasileira, talvez até mundial... Em 2001, quando responsabilidade social ainda era um conceito pouco conhecido, criou a campanha de lançamento do Instituto Ethos, que elevou o número de associados de cerca de vinte para mais de mil.
Em 2002, Ricardo lançou a agência Pátria, que preside ainda hoje, tendo como cliente-fundador justamente a Natura. Desde então, e com essa mesma visão para os lados e para a frente, Ricardo tem aconselhado o board de clientes como Bosch, Roche, HDI Seguros, Omint, Colégio Bandeirantes, Embraer e Fundação Nacional da Qualidade, entre outros. Um aconselhamento que vai muito além da comunicação. Porque, como ele mesmo diz, "comunicação é só a etapa final, e a melhor forma de fazer uma comunicação inovadora é ter uma empresa inovadora."
Ricardo é também autor do livro Olhar Feminino (A Publicidade que as Mulheres Querem Ver), disponível na iTunes Store. Um livro também inovador, porque, apesar da importância das mulheres no mercado de consumo e no mundo, não havia no país algum um livro que analisasse o marketing e a comunicação pelo ponto de vista delas, ainda mais escrito por um homem.
Para concluir essa breve apresentação, acreditamos que vale a pena ouvir a opinião sobre tendências e inovação de um profissional que, há mais de 20 anos, propôs que a Natura afirmasse seu propósito em um anúncio para a linha Mamãe e Bebê, que levou um título que virou citação: "Que mundo vamos deixar para nossos filhos? E que filhos vamos deixar para o mundo?", e que propôs que ela reafirmasse seu propósito em um anúncio para a linha Ekos, que, junto a uma foto da Amazônia que a linha pretendia ajudar a preservar, dizia o que o mundo viria a pensar duas décadas depois: "O capitalismo não precisa ser selvagem nem na selva."