UNIDADE DIGITAL

Dez passos para integrar dados ESG à estratégia de negócio

Artigo

20 Setembro, 2024

Como as lideranças podem agir para reduzir a lacuna entre os indicadores do relatório ESG e as estratégias das organizações.


Nos últimos anos, o relatório ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança) tem sido uma ferramenta crucial para avaliar o desempenho sustentável das organizações. E, à medida que a consciência global sobre a mudança climática, as desigualdades sociais e as questões de governança corporativa crescem, as empresas são pressionadas a divulgar suas práticas de ESG de forma transparente.

Apesar da crescente ênfase no relatório ESG, sua eficácia e aplicação estratégica muitas vezes falham. O maior benefício desse documento é a integração dos aspectos relacionados à sustentabilidade à tomada de decisão para melhorar a gestão de riscos e contribuir para a criação de valor em longo prazo. 

No entanto, a realidade é que muitas empresas enfrentam dificuldades com normas inconsistentes, questões críticas relacionadas à qualidade dos dados e até o risco de greenwashing (quando se exageram ou deturpam os esforços ESG).

Este artigo, escrito em co-autoria com Liliana Domingues, CEO da AMARNA Vida - empresa especializada no tema -, discute a lacuna entre os insights dos indicadores do relatório ESG e seu alinhamento com as estratégias das organizações.


Perceção das empresas sobre regulamentos e normas ESG


Muitas empresas enfrentam desafios na coleta de dados, na integração de ESG nas estratégias de negócios e na garantia de conformidade em suas operações. Uma pesquisa da PwC revela que 94% dos investidores acreditam que os relatórios de sustentabilidade atuais frequentemente carecem de evidências sólidas. Isso indica uma lacuna entre conformidade e desempenho real em sustentabilidade, destacando a necessidade de relatórios mais consistentes e transparentes.

Enquanto as empresas estão cada vez mais focadas em sustentabilidade para atender às regulamentações e às expectativas dos stakeholders, elas ainda enfrentam dificuldades com a precisão dos dados, a elaboração de relatórios abrangentes e a integração de ESG em suas estratégias principais.

...

Clique para fazer o download: