Gestão da Mudança Organizacional
20 Julho, 2023
O termo mudança organizacional envolve uma série de intervenções, ações humanas, atividades de comunicação e interação, e não pode ser considerado estático. Assim, a mudança organizacional pode ser caracterizada como um processo e não é necessariamente linear, pois pode evoluir em ambos os sentidos, progressista e retrógrado. Assim, a mudança não acontece por acaso, ela é interativa por natureza.
No entanto, a literatura sempre levanta a possibilidade de controle e monitoramento por parte dos gestores. Desse modo, o termo gestão da mudança remete à possibilidade de planejamento, controle e monitoramento da ação humana e das reações dos empregados nesse processo.
A gestão da mudança tem sido utilizado com perspectivas diferentes na literatura. Para alguns autores, envolve o acompanhamento e o gerenciamento das emoções e das reações humanas com o objetivo de reduzir a queda inevitável de produtividade, que é consequência dos processos de mudança. Para outros, evitar a resistência a mudar parece ser o grande propósito dessa gestão; o que implica ser uma habilidade gerencial bastante necessária.
Vantagens da gestão de mudanças:
Com uma gestão de mudanças eficaz, é possÃvel introduzir novos processos sem desestabilizar a sua equipe ou organização. Temos a tendência de apegar-nos à "velha forma" de fazer as coisas, mesmo quando a nova forma é objetivamente melhor. Por minimizar as disrupções causadas por uma modificação, um plano de gestão de mudanças ajuda a sua equipe a perceber o potencial da nova mudança.
Um processo de gestão de mudanças eficaz pode ajudar a:
Desenvolver um bom ritmo na sua empresa;
Reduzir a resistência à mudança;
Aumentar a probabilidade de uma mudança bem-sucedida;
Reduzir qualquer potencial impacto negativo advindo da mudança.
Por meio do processo de gestão de mudanças, a sua equipe e a sua empresa podem preparar-se para desfrutar dos benefÃcios de uma nova perspectiva e mudar para melhor os rumos da empresa.
Conteúdo produzido por 80&9.