Participação Prof. Cintia no quadro Sua Chance, da EPTV.
26 Setembro, 2016
Gestos e postura são determinantes no dia a dia do ambiente profissional
Para especialista, é preciso cuidado com a linguagem verbal e não verbal.
Excesso de expressões corporais e faciais podem demonstrar ansiedade.
A imagem é um dos fatores de maior preocupação para as empresas atualmente. Além da aparência física, gestos, posturas e comportamentos tomados durante as atividades profissionais são determinantes aos olhares das instituições, e podem afetar diretamente a carreira do funcionário.
Para o psicólogo organizacional que atua na região de Campinas (SP) Rogério Baptista, a comunicação visual é essencial dentro do mundo corporativo. Por isso, é preciso cuidar da aparência, mas também da linguagem verbal e não verbal. "Envolve desde a maneira que ele se comporta com sua equipe até o relacionamento com clientes, fornecedores e outras pessoas", diz Baptista.
Arrogância x confiança
Uma atriz convidada encenou alguns dos gestos e atitudes polêmicas que podem prejudicar o profissional na empresa. Olhar arrogante, distraído ou de desprezo, retratados nas fotos abaixo, por exemplo, não gera empatia e nem confiança, segundo a análise da consultora de imagem de Campinas Cintia Demori.
Usar o telefone celular sem limite é um problema, assim como gesticular demais demonstra ansiedade, por exemplo ao cobrar horário de alguém. Não olhar nos olhos demonstra insegurança e falta de interesse. O assunto foi tema do quadro "Sua Chance" exibido nesta segunda-feira (26) na EPTV, afiliada da TV Globo.
"Olhar no olho é importante sempre. E a distância que você vai conversar com alguém, não muito longe e não muito perto, porque isso também intimida a pessoa", diz Cintia Demori, consultora de imagem.
Boa imagem
Não só os empregados de uma empresa precisam se preocupar com a imagem que passam. Em Campinas, a empresária Joyce Moraes procurou a ajuda de uma profissional para cultivar a boa imagem com os clientes.
"A dúvida que eu tinha foi a respeito de como abordar um cliente. Muitas vezes, a palavra que a gente diz ao cliente, acaba deixando ele com um pé atrás com você", conta Joyce.
Se preocupar com a forma ideal de tratar uma pessoa e de se portar na empresa é fundamental para o sucesso na carreira profissional.
FONTE: G1