Tecnologia: O que podemos esperar da Inteligência Artificial para o futuro?

Artigo

08 Abril, 2024

Refletindo sobre os últimos meses, é surpreendente quantas vezes a Inteligência Artificial (IA) tem desempenhado um papel significativo em nossas vidas cotidianas. Mesmo que você argumente nunca ter interagido com o ChatGPT, é inegável que essa tecnologia permeia diversas facetas de nossas rotinas. Desde a personalização de recomendações de compras em sites até a otimização de resultados de pesquisa, a IA se tornou uma presença quase invisível, mas poderosa, em nossa sociedade. E a tendência é que ela se torne cada dia mais frequente.

 

Há alguns anos nos enxergávamos em um cenário onde a Inteligência Artificial seria o braço direito para resolver problemas matemáticos, hoje nos deparamos com uma realidade onde interagimos com a Inteligência Artificial a partir da linguagem natural. Nesse cenário da massificação da IA, onde a inserimos inclusive nas rotinas corporativas, um alerta se faz necessário, segundo a Executiva e mestranda em Inteligência Artificial, Danielle Torres: "ainda temos que saber o que estamos usando, não é porque é a linguagem natural que todo mundo se tornou especialista em inteligência artificial, pois estamos falando de uma IA específica que não tem um raciocínio por trás", salientou, "não é porque agora estou falando através da linguagem natural que não precisamos ter um domínio da limitação do modelo de linguagem", conclui Torres.

 

Segundo o professor Luis Rasquilha, atualmente estamos vivendo a fase da linguagem e dos erros da IA, mas a próxima fase disruptiva que é a consciência, ou seja, termos no nosso dia a dia máquinas que vão além da linguagem, pois mesmo que atualmente a vejamos como uma ferramenta que nos ajuda nos acessos, no futuro teremos avatares nossos que terão capacidades inimagináveis e, segundo Danielle Torres, a probabilidade da IA estar em absolutamente tudo é praticamente certo, afinal hoje elas já são muito presentes, ainda mais quando vemos a tecnologia presente nos nossos celulares.

 

No Ecossistema Inova, a Inteligência Artificial é uma das oito principais tendências de tecnologias exponenciais e acreditamos que, junto ao blockchain, é a com maior possibilidade de criar disrupções nos próximos anos. Mas o Professor Luis Rasquilha nos assegura que embora ainda haja muito receio em relação a IA roubar empregos, a verdade é que ela chegou para otimizar processos, como toda grande revolução, ela veio abrindo as portas para o novo, sendo a maior transformação da história da humanidade, afinal as máquinas têm uma capacidade muito maior de processar informações do que nós, portanto cabe a nós aprendê-las a inseri-las no nosso cotidiano.

 

E você? Como tem levado essa tecnologia para a realidade da sua empresa? Para te instigar a buscar mais sobre o tema, em nosso podcast "2030 & Beyond" recebemos Danielle Torres falando sobre Inteligência Artificial.

 

Assista aqui!