UNIDADE DIGITAL

Governança

Governança TrendsInnovation em Empresas Familiares (Turma Híbrida em São Paulo - Agosto 2025)

Gostou do curso?


Sobre o Curso

Este programa tem como objetivo desenvolver as competências necessárias para se elaborar ou acelerar uma jornada de governança em empresas familiares. A Inova Business School já tem um programa de certificação chamado "Conselheiros TrendsInnovation", com mais de 10 turmas concluídas, e decidiu oferecer este programa com foco e direcionamento dos temas e debates para empresas familiares.

O curso percorre todas as ferramentas da jornada de governança de uma empresa familiar e ainda traz disciplinas do DNA da Inova - Futuro, Tendências e Inovação. No último módulo (Lab - estudo de caso), os participantes usarão os aprendizados do curso em um estudo de caso bem desafiador.

O curso tem 9 módulos, 6 h/a cada, sendo 4 h/a em sala de aula e mais 2 h/a de atividades prévias e posteriores às aulas presenciais, usando o Canvas LMS, que será apresentado à frente.


Realize sua jornada completa!

Conheça mais sobre a opção de matrícula para os programas Conselheiros TrendsInnovation e Governança TrendsInnovation em Empresas Familiares: clique aqui!

Turma(s)

Governança TrendsInnovation em Empresas Familiares

Turma única em 2025


Data de início: 12 de agosto de 2025
Data de encerramento: 20 de setembro de 2025


Dias de aula: Terças-feiras das 17h às 20h30, com exceção das últimas 4 aulas que serão realizadas presencialmente no formato de imersão. Consulte a agenda de aulas!

Carga horária total do curso: 54 horas aula
(36 horas/aula presencial e 18 horas/aula Canvas LMS)
 

Local das aulas: Aulas digitais - ao vivo e online; com exceção das últimas 4 aulas que serão realizadas presencialmente na Lifetime Investimentos - São Paulo/SP.

Para quem é indicado

Para executivos, conselheiros ou sócios de empresas familiares que queiram dar início à sua jornada de governança, que já tenham dado os primeiros passos e desejem acelerar o processo, ou que já tenham implementado a sua governança e queira validar ou aperfeiçoá-la.


Abordagem metodológica

O curso irá privilegiar a Metodologia Ativa de estudo, promovendo insights, estudos fora das aulas regulares, bem como trabalhos de grupo, networking e contatos entre os participantes.


Kit dos participantes

  • Livro "Ambidestria Corporativa";
  • Livro "SBB 3a ed.";
  • Livro "Comunicação Emocional - a arte da empatia";
  • Livro "Transformação Digital";
  • Livro "O Líder Educador";
  • 10 acessos à Plataforma Inova Online.

Cada aluno escolhe 10 acessos entre os cursos abaixo, para que possa oferecer a pessoas da sua empresa:

  • Ambidestria Corporativa;
  • Planejamento Estratégico Prospectivo;
  • O Líder Ambidestro;
  • O Líder Educador;
  • Cultura de Inovação;
  • Inovação Disruptiva;
  • Gestão da Inovação;
  • Transformação Digital.

Parceira no programa


A Lifetime tem como propósito cuidar do patrimônio de cada cliente, negócio e família a partir da sua perspectiva de futuro, cultivando uma relação de confiança e compromisso com a excelência e oferecendo experiências memoráveis.

Desde 2011 no mercado, oferecem soluções exclusivas que buscam trazer melhores resultados e segurança para o seu patrimônio, estabelecendo uma relação de confiança pautada no compromisso com a excelência.

A Lifetime é parceira no programa Governança TrendsInnovation em Empresas Familiares.

Saiba mais aqui!

Investimento



Observação: a taxa de matrícula será incluída no primeiro pagamento, e não poderá ser parcelada.


Formas de Pagamento


1 - Cartão de crédito (pagamento à vista ou parcelado e recorrente) diretamente no site. Observação: A opção "Pagamento recorrente" debita mensalmente o valor da parcela em sua fatura sem comprometer o limite do cartão com o valor total do curso.



2 - Boleto bancário (pagamento à vista ou parcelado). Você escolhe o vencimento das parcelas: todo dia 10, 20 ou 30. Lembrando que o primeiro vencimento será no mês de início do programa. Pagamento à vista será emitido boleto bancário para 5 dias após a data da matrícula no site.


Desconto para empresas parceiras 
Consulte aqui se a empresa que você trabalha é parceira da Inova. Se sim, envie um email para nosso time solicitando o seu cupom de desconto (antes de realizar sua matrícula online). 


Faturamento para empresa
Se a empresa onde trabalha é quem investirá no programa para você, envie um e-mail à nossa equipe e faremos toda a documentação para pessoa jurídica. Consulte opções de pagamento disponíveis para este caso.


Documento necessário (anexar ao realizar a inscrição no site, formatos: PNG, JPG ou PDF)
Tire uma selfie com um documento ao lado do rosto, podendo ser a frente de um dos documentos a seguir: CNH, RG, Carteira funcional ou página da foto do Passaporte, onde consta a foto e seu nome.


Dúvidas?

Escreva para nós!

E-mail: [email protected] ou envie um WhatsApp para: (11) 9 6930-6083.

Grade

Módulo Data Horário Aula Formato Professor(a)
Governança Corporativa & Governança na Empresa Familiar 12-08-2025 17h00 às 20h30 1 Ao vivo e online via Zoom Paulo Iserhard
DNA Inova: Contexto TrendsInnovation 19-08-2025 17h00 às 20h30 2 Ao vivo e online via Zoom Eliane Badouy
Pessoas & Cultura 26-08-2025 17h00 às 20h30 3 Ao vivo e online via Zoom Rubens Pimentel
Finanças 02-09-2025 17h00 às 20h30 4 Ao vivo e online via Zoom Thiago Fernandes
Jornada da governança de A a Z 09-09-2025 17h00 às 20h30 5 Ao vivo e online via Zoom Marcio Roldão
Comunicação Emocional 19-09-2025 14h00 às 17h30 6 Presencial em São Paulo João Rilton
Pensamento Estratégico 19-09-2025 18h30 às 22h00 7 Presencial em São Paulo Marcelo Veras
Sucessão na Empresa Familiar 20-09-2025 9h00 às 12h30 8 Presencial em São Paulo Thiago Salgado
Lab - Estudo de caso 20-09-2025 14h00 às 17h30 9 Presencial em São Paulo Paulo Iserhard

*O local e as datas das aulas acima estão sujeitos a alteração pela unidade.

Coordenador (a)

Paulo Iserhard

Experiência e formação: Em mais de 35 anos de experiência executiva, Paulo Iserhard atuou como CEO de diversas empresas brasileiras, em diversos setores. Nos últimos anos, tem concentrado sua atuação profissional como Conselheiro Independente, e já teve oportunidade de atuar também em empresas fora do Brasil. Graduado em Engenharia Mecânica, fez cursos de especialização em Marketing na Kellogg-USA, Gestão de Pessoas e Gestão Geral no INSEAD-França.


Expandir

Docentes e Convidados(as)

Eliane El Badouy Cecchettini

Experiência e formação: Badu como é conhecida pelo mercado publicitário, é graduada em Publicidade e Propaganda pela PUC-Campinas, tem Pós-Graduação em Marketing, Pós-graduação em Economia Comportamental e Pós-Graduação em Neurociência do Consumidor pela ESPM. Tem certificação em Ciências Comportamentais Aplicadas pelo In Behavior Lab e é certificada com nota máxima pelo Grupo de Mídia de São Paulo. É publicitária premiada, vencedora de 2 categorias do prêmio de Mídia Estadão - Pesquisa de Mídia e Gran Prix - e Profissionais do Ano da Rede Globo. É coautora dos livros "Inovação e Métodos de Ensino para Nativos Digitais" e "Inovação em Sala de Aula". Também é colunista da Revista Eletrônica BREAK do Grupo EPTV - afiliada à Rede Globo -, e da coluna Ponto de Contato da Inova Business School. Seus mais de 35 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação como Editora Abril, Folha de São Paulo e Sony Entertainment Television e agências de propaganda. Em sua trajetória profissional atendeu clientes como McDonald 's, FIAT, Unilever, Johnson & Johnson, Bayer, Bradesco, Metrô SP, Ambipar, Tetra Pak, 3M, Lycra entre outros. É sócia da Targget House, consultoria em Branding e Media Intelligence, onde mantém uma Joint Venture com a Continuum Experience Design, agência de Design e Digital Marketing em Milão - Itália; Associate Partner da Inova Consulting para Futuro, Tendências & Consumer Insights e Conselheira TrendsInnovation certificada. É professora da Inova Business School nos cursos de MBA,  Conselheiros,  Ambidestria Corporativa e no Master de Neurobusiness, além de pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia contemporâneos.

Expandir

João Rilton

Experiência e formação: Psicanalista. Especialista em Neurociência, Programação Neurolinguística e Inovação em Educação. Criador e Coordenador dos cursos de pós-graduação no IBFE Neurociência Aplicada à Educação, Programação Neurolinguística, Educação Socioemocional, e Psicopedagogia. Diretor Acadêmico na Sociedade Brasileira de Comunicação Emocional. Graduado em Música, Professor de Yoga. Palestrante e Mentor em Comunicação Professor de Comunicação Emocional na Inova Business School. Autor dos livros "Comunicação Emocional" e "NeuroComunicação".

Expandir

Luis Rasquilha

Experiência e formação: CEO da Inova TrendsInnovation Ecosystem (Research, Consulting, Business School, Online, Club). Colunista do MIT Sloan Review Brasil. Professor da FDC, Hospital Albert Einstein e Esalq/USP. Autor e coautor de 20 livros sobre Marketing, Comunicação, Futuro, Tendências e Inovação. Orador TEDx.

Mais de 20 anos de experiência em consultoria nas áreas de comunicação, marketing, estratégia, futuro, tendências e inovação com atuação na Europa, EUA, África e América do Sul, tendo trabalhado com 10 das 50 empresas mais inovadoras do mundo.

(21) Inova Business School (Brasil) - Programa de Ambidestria Corporativa; (21) INSEAD (França) - Strategy in Digital Disruption Executive Program; (20) MIT Executive Education (USA) - Digital Transformation Program; (20) University of London, London Business School (UK) - Managing the Companies of the Future Executive Program; (20) BCG | University of Virginia, Darden School of Business (USA) - Digital Transformation Program; (19) Burrus Research (USA) - The Antecipatory Leader System; (19) Inova Business School (Brasil) - Programa de Conselheiro TrendsInnovation; (16) Harvard Business School (USA) - Disrutive Strategy & Innovation Executive Program; (16) Copenhagen Business School (Denmark) - Advance Program in Strategic Management; (14) Inova Business School (Brasil) - Pós-MBA TrendsInnovation; (13) Stanford University (USA) - Crash Course on Creativity & Design Thinking Action Lab; (09) Universidade Católica Portuguesa (Portugal) - Master em Empreendedorismo e Gestão da Inovação; (08) Instituto Superior de Gestão (Portugal) - Pós-graduação em Gestão de Empresas; (03) INDEG/ISCTE (Portugal) - MBA - Master of Business Administration; (00) Universidade Católica Portuguesa (Portugal) - Pós-graduação em Marketing - Esp. Marketing de Serviços; (97) Instituto Superior de Novas Profissões (Portugal) - Graduação em Relações Públicas e Publicidade. 

Expandir

Marcelo Veras

Experiência e formação: CEO no Ecossistema Inova. Conselheiro na AMCHAM e na MarGirius. Professor de Planejamento de Carreira, Estratégia e Governança na Inova Business School. Mentor do Founder Institute Campinas e do Amcham Arena. Coordena o Comitê de Inovação da Câmara de Comércio Brasil-Suíça.

Experiência de mais de 35 anos em empresas tais como: Rede Positivo, Souza Cruz, Claro, TIM, ESPM,  ESAMC, Atmo Educação, Unità Educacional e Ecossistema Inova. Autor e coautor de 12 livros: Métodos de Ensino para Nativos Digitais (2010), Gestão de Carreira e Competências (2014),  SBB - Strategic Building Blocks (2017, 2019 e 2022), Inovação em sala de aula (2018),Tempo de Compartilhar (2018), Educação 4.0 (2019), Método 3 - O Protagonismo da Educação (2021), O Líder Educador (2022 e 2023) e Ambidestria Corporativa (2022).

Graduado em Engenharia Química (Universidade Federal de Uberlândia), com Pós-Graduação em Gestão de Produção (Universidade Federal de Santa Maria), MBA Executivo em Marketing (ESPM). MBA Executivo em Gestão de Negócios (ESAMC). Pós MBA em Finanças (Inova Business School). Conselheiro TrendsInnovation certificado (Inova Business School). Master em Negócios de Plataforma (MIT). Certificação em Ambidestria Corporativa (Inova Business School).

Expandir

Márcio Roldão

Experiência e formação: Conselheiro de Administração Independente ao longo dos últimos 14 anos, atuando em mais de 12 diferentes conselhos de empresas dos setores: Agronegócio, Educação, Farmacêutico, Financeiro, GovTech, Incorporação e Construção, Saúde, Tecnologia e Varejo.  Líder de Comitês de Estratégia, Governança, Gente & Gestão e ESG. Conselheiro Certificado Experiente (CCA+) pelo IBGC e Conselheiro Certificado TrendsInnovation (Inova Business School). Forte e longa atuação em empresas controladas por grupos familiares. Vivência em projetos de preparação da empresa para IPO, M&A, entrada de novos sócios/fundos de investimentos  e profissionalização da empresa/sucessão. Mais de 25 anos de experiência profissional na área de Gestão Empresarial, liderando projetos em médias e grandes empresas por meio da Falconi Consultores. Engenheiro Mecânico (Universidade Federal de Itajubá/MG) e Economista, Especialização em Qualidade & Produtividade e Mestre em Engenharia de Produção.

Mentoria para donos de empresas (sócios), herdeiros/sucessores e C-Level. Especialista em melhores práticas e no aumento do nível de maturidade da governança por meio da estruturação do conselho (jornada de A a Z). Participação como conselheiro e investidor em startups. Formação em Ambidestria Corporativa e inúmeros cursos na área de Futuro, Cenários, Tendência, Estratégia, Inovação, Metodologias e Ferramentas Avançadas de Gestão, BSC, Ger. pelas Diretrizes, OBZ e Gestão da Rotina.  


Expandir

Paulo Iserhard

Experiência e formação: Em mais de 35 anos de experiência executiva, Paulo Iserhard atuou como CEO de diversas empresas brasileiras, em diversos setores. Nos últimos anos, tem concentrado sua atuação profissional como Conselheiro Independente, e já teve oportunidade de atuar também em empresas fora do Brasil. Graduado em Engenharia Mecânica, fez cursos de especialização em Marketing na Kellogg-USA, Gestão de Pessoas e Gestão Geral no INSEAD-França.


Expandir

Rubens Pimentel Neto

Experiência e formação: Rubens Pimentel Neto formou-se em Comunicação com ênfase em Marketing pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Aperfeiçoou-se através do MBA em Gestão Empresarial pela FIA-USP, especialização em Capacitação Gerencial pela FEA-USP, Effective Sales Management pela Michigan Business School e pós-graduação em finanças pela FAE - Curitiba.

É especialista com larga experiência em Liderança, vendas e RH, adquirida como executivo em empresas líderes de mercado como Grupo Camargo Corrêa, Moore Formulários, Placas do Paraná, GTech, Bovespa e Agência Estado - empresa do Grupo O Estado de São Paulo, entre outras. Dirige a Trajeto Desenvolvimento Empresarial, empresa de Consultoria, Treinamento e Coaching S.A. nas áreas de Liderança, Vendas e RH, e tem levado seus conhecimentos e experiência para diversas empresas, tais como: Bayer, Dupont, Xerox, Johnson-Johnson, MaryKay, TOTVS, Ambev, Nestlé, DHL, Edenred, EY, Unilever, Grupo Ultra, Bosch, Walmart, Agência Estado e FMC, entre outras. É professor de RH, estratégia empresarial e comunicação em cursos universitários e MBA. Conselheiro de Administração pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - 79ª Turma - 2018. Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching/BCI - Behavioral Coaching Institute e reconhecido pelo ICC - International Coaching Council. Formação em Coaching pela The Inner Game School of Coaching. Practitioner em Neurolinguística, reconhecido internacionalmente pela NLPU University, dedica-se ao estudo da Neurolinguística aplicada à comunicação, estratégia, vendas e negociação. É autor do livro "A Venda com Corpo, Mente e Alma" e colaborador do livro "Liderança Empresarial".

Expandir

Thiago Fernandes

Experiência e formação: Graduado em Administração de Empresas, com MBA Executivo Internacional em Finanças, Controladoria, Auditoria e Negócios Internacionais. Coordenador nacional e professor do MBA em Gestão Financeira e do programa Conselheiro TrednsInnovation da Inova Business School. Longa experiência corporativa com mais de 25 anos atuando em empresas multinacionais de grande porte. Foi responsável como Gerente Regional de Compliance para a América Latina pelo desenvolvimento e implementação de Programas de Compliance em vários países do continente. Lidera investigações corporativas de Compliance com foco em fraudes, desvios, conflitos de interesse, corrupção e suborno. Conta com 8 anos de experiência internacional em auditoria operacional/financeira na América do Sul e 6 anos nos departamentos de finanças de multinacionais. Six-Sigma Black Belt certificado em projetos de logística administração de materiais, atendimento ao cliente, M&A e importação. Professor há mais de 20 anos, nas disciplinas da área financeira e de Compliance, em cursos de graduação, MBA e Pós-MBA

Expandir

Thiago Salgado

Experiência e formação: Executivo com grande experiência em governança, estratégia, inovação e liderança.

Foi CEO na Sanavita, empresa do setor de alimentos.  Especialista em Empresas Familiares, tem concentrado sua atuação como Conselheiro Independente, Mentor, Palestrante e Consultor.

Formação em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP.

Conselheiro de administração Certificado pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Coordenador da Comissão de Empresas Familiares do IBGC Vice-Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Cocre. Participou durante anos como membro do Conselho Consultivo da AMCHAM Interior de São Paulo. É também professor do MBA de Marketing e do MBA Agronegócio da ESALQ/USP. Fundador do FAMILIA S.A.

Expandir
Conselheiros Certificados

Conselheiros(as) TrendsInnovation Certificados(as)

Eventos

Aguarde novidades!

Início das aulas | Governança TrendsInnovation em Empresas Familiares

No dia 12 de agosto de 2025, terça-feira, começam as aulas do programa Governança TrendsInnovation em Empresas Familiares na Inova Business School.Quer saber mais e fazer sua inscrição? Clique aqui!Início: 12/08/2025Carga horária: 54 horas/aulaDuração: 2 mesesDias ...

Continuar lendo

Faça sua inscrição